COMO FUNCIONA O PROCESSO DE ABATE DE FRANGOS EM UM FRIGORÍFICO?

Muitas vezes vamos aos mercados e escolhemos retalhos de frangos, ou frangos inteiros congelados ou resfriados. É difícil conhecer alguém que nunca viu uma galinha nem que seja caipira. Agora como funciona o o processo de abate de frangos em larga escala? Como aquele frango chega até as nossas mesas? Que tipo de cuidados e técnicas são exigidos? Nossa reportagem visitou a Boave em Rio Pardo, para mostrar desde o ingresso das aves no frigorífico até a finalização e embalagem para ir ao mercado consumidor.

Animais sendo preparados para o abate

Na jovem empresa riopardense são abatidos até 3000 aves por dia. Numa média de 700 aves por hora. Na grande maioria frangos vindouros de propriedades próximas, mas também existe o abate de galinhas que chegam dos grandes centros de aviários da região serrana do Rio Grande do Sul. Para os funcionários existe uma separação entre duas salas: sala suja e a sala limpa. Em ambas o acesso só é permitido com o uso de roupa especial e lavagem de pés e mãos. As aves chegam dos caminhões e são penduradas uma a uma, é o início do processo. Dali elas vão para o choque de insensibilidade, exigido por lei. Essa técnica também é favorável na hora da sangria pois evita que as aves se debatam, o que prejudicaria o andamento e poderia causar ferimentos na carne.

Processo de limpeza e higiene é rigoroso
Depois de sangradas as aves passam por 4 minutos penduradas em uma sala, e vão para o tanque de escaldagem. São mergulhadas em um tanque de água de 60 C°, tudo já sendo preparado para depenagem. Ali elas passam em uma máquina que faz tudo mecanizado, é o último passo da sala suja. Depois de depenadas chega a hora de começar a desmontar o frango, a partir de agora tudo será nas salas limpas. É o local onde se tira as viceras e onde demanda o trabalho de mais pessoas. Traquéia, papo, cloaca e o primeiro corte abdominal acontecem nesse momento, são retirados todos os miúdos. Frangos com defeitos, pedaços machucados são descartados.


Aves entrando na depenadeira. do outro lado elas saem depenadas
Os frangos passam por dois resfriadores, chamados de Chiller, o frango deve sair desses resfriadores com no máximo 7 C°. Vai chegando o caminho final da carne, a última parte é a sala de cortes. Ali é destinado os cortes pré-definidos dependendo da demanda do mercado. E finalmente a embalagem, que pode ser do frango inteiro(inclusive com os pés como está escrito na embalagem) ou mesmo as partes. Como na Boave trabalha-se com frangos resfriados, eles vão para uma sala onde ficam a mais ou menos 0 C° até serem levados para o caminhão. É o último momento do frango dentro do abatedouro, sem contato com o pessoal do caminhão os frangos são carregados e o processo todo recomeça.





9 comentários:

  1. gostaria de saber se todo o sangue do animal é drenado antes de começar os cortes e depenagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalho no Controle de Qualidade de um frigorifico avícola e sim, todo o sangue é drenado.
      Se há aves com sangue coagulado, a mesma é direcionada para a graxaria, onde é produz óleo de vísceras, farinha de pena e sangue.

      Excluir
  2. Queria saber se o modo de abate...
    Elas são degoladas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Elas são mortas por um corte no pescoço, mas não são totalmente degoladas porque o pescoço continua na carcaça

      Excluir
  3. É verdade que na parte entre a coxa e sobrecoxa tem um germe alojado, que é preciso ser tirado porque faz mau a saúde?

    ResponderExcluir
  4. É verdade que entre a coxa e sobrecoxa tem um germe alojado?

    ResponderExcluir
  5. Hoje dia 28 de julho de 2019 passei uma vergonha com a visita de minha enteada e de seu marido. compramos uma galinha no STR de Lajeado RS e descobrimos que a galinha estava completamente dura depois de assarmos em um forno turbo. A pela não desgrudava da carne.. Nunca mais compraremos um produto desta Empresa.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,recebi hoje uma solicitação de 50 toneladas ao mês de fígado de ou frango ou galinha contrato extensivo,caso atendam demanda,deixo aqui meu contato de whatsapp 11-97720-2742,

    Agradeço desde o momento.

    ResponderExcluir