CRIANDO CAMPEÕES

-Eu já perdi as contas- É assim que o seu Ademar Bigueline fala quando perguntado em quantas exposições de aves já esteve com seus animais. Concorrendo a prêmios ou procurando negócios ele conta que já levou muitos animais a diversas feiras do Rio Grande do Sul. Aposentado residente em uma chácara no interior de Venâncio é claramente um apaixonado pelas aves. Daqueles que fala com amor de seus animais, e nunca descansa procurando uma maneira de melhorar o bem estar das aves. –Eu procuro fazer tudo para que as aves não fiquem estressadas, dou verde a vontade, faço todas as vacinas, ração de qualidade. Isso é muito importante para uma ave como as de raça, ainda mais para competições- conta o criador.
Mas afinal, como nasce um galo campeão? Quais são os cuidados para se criar um galo que irá brigar por prêmios? É o que o seu Bigueline nos mostrou em visita da nossa reportagem a sua propriedade.
O primeiro passo é escolher galinhas e galos de padrão racial, ou seja: cor, crista, penas, pernas, tamanho e tudo que caracteriza cada raça seja ela qual for. Depois de colocar galo e galinha em reprodução é importante selecionar os ovos. Ovos padronizados e dentro da uniformidade da raça são os escolhidos. Evitar usar ovos de duas gemas ou muito pequenos. No nascimento é importante notar o tamanho dos pintinhos, segundo o seu Ademar os primeiro dias são fundamentais no desenvolvimento do futuro campeão. Ração Inicial nos 30 primeiros dias é o que eles precisam para começar a crescer. O seu Bigueline também frisa que é muito importante a vacinação: bouba, coriza, gumoboro, bronquite e newcaslte. Essas vacinas são preventivas e fundamentais para quem pretende levar um animal a exposições.
















As baias onde ficam os animais


Depois de todo o processo chega a hora de selecionar os já frangos para serem trabalhados. São analisados, independentemente da raça pois cada raça possui um padrão definido, a crista, tamanho da cabeça, olhos, pescoço, dorso, tonalidade da pena em várias partes do corpo, padrão racial, patas e bico. Tudo passa por um crivo sempre buscando o que é analisado pelos jurados. Para ele é praticamente impossível juntar todas as características perfeitas em apenas uma ave. É um trabalho longo que vem de constante seleção durante algum tempo.  O que mais chama atenção é que seu Bigueline amansa as aves que irão ser analisadas pelos jurados, para ele os juízes tem de ter um animal manso a sua frente, para poder analisar. Se o animal ficar pulando e não parar quieto pode ter prejudicada a sua avaliação. Então lá vai ele, trabalhar os animais para deixá-los mais acostumados com a mesa de avaliação.

Galo Orpington Branco sendo preparado para concorrer na Expointer 2014 


Na hora de levar os galos e galinhas para o campeonato todo cuidado é pouco, nada de arrancar penas, é fundamental que o animal esteja com todas elas no seu devido lugar. Para pegá-los ele usa um tipo de pescador o que evita que o animal se debata.  O mais importante de tudo é a paixão que o seu Bigueline demonstra pelas suas aves, a forma com carinho que são tratados, e capricho na criação e tudo que envolve a criação de galinhas e galos de raça. Na verdade essa é a parte fundamental na formação de um animal verdadeiramente campeão, a dedicação e gosto pela criação dos animais. E isso o seu Ademar Bigueline tem de sobra.


Seu Bigueline segura uma franga New Hampishare, belo padrão de raça



Nenhum comentário:

Postar um comentário