GALINHA D'ANGOLA OU ANGOLISTA






A criação de galinha da angola é um capítulo a parte para os amantes de aves. Um animal que quando adulto é extremamente rústico e fácil de criar, mas até chegar a esse ponto é extremamente sensível a alterações climáticas, alimentares e de lugar. Atualmente temos um plantel de 20 angolas adultas criadas soltas nas cores CINZA E PRETA. 

A colheita dos ovos é uma das partes mais difíceis da criação. Em primeiro lugar elas colocam ovos em lugares pouco acessíveis, com vegetação alta. Na retirada dos ovos aconselho usar uma colher de alumínio, e sempre deixar em torno de 5 a 6 ovos para ela não abandonar o ninho. Faça essa colheita sempre a tardinha para evitar ser visto pelas mesmas.

Normalmente 3 a 4 fêmeas colocam ovos no mesmo ninho em uma media de 15 ovos cada, no final do ciclo pode-se ter literalmente uma montanha de ovos. Ai está o segundo passo, pois quando elas chocam por conta acabam não tapando todos os ovos, nascendo apenas os mais de cima. Por isso é fundamental que se colha os ovos e coloque em uma chocadeira(resultados podem não ser tão bons na chocadeira artificial) ou mesmo em uma galinha onde realmente se notará melhores resultados. A angolista quando descasca por conta sai muito rápido do ninho deixando muitos retardatários para trás, ainda mais quando se falar de lugares com vegetação alta.
Em hipótese alguma deixe os filhotinhos em pisos lisos, principalmente logo após o nascimento, elas são muito ativas e acabam ficando com as pernas completamente "arqueadas" levando até a morte. A minha dica  principal é sempre quando tiver filhotes de angolista tente conciliar alguns pintos normais junto, pois eles são mais mansos e vão sempre abrir caminho para as angolinhas que são ariscas.
Depois de passar a primeira fase quando elas já começarem a pelar a cabeça, se deseja criá-las soltas não as solte logo no terreiro. Coloque-as em uma encerra grande para elas se habituarem ao local. Depois disso é só soltar essas belas aves no terreiro e escutar o "tô fraco" das fêmeas. Duram bastante tempo e são muito resistentes a predadores e doenças.

A carne apesar de escura é muito saborosa e perfeita para que prefere um gosto mais forte na hora da refeição. Os ovos são duros, muito mais que de galinhas normais. São bem arredondados cheios de pintinhas.


Ovos: pode chegar até 40 por ano.

Peso: Galos:3,0kg Galinhas:2,5kg
Altura: Galos 40cm, Galinhas:35cm
Cor: Preta, Cinza.

23 comentários:

  1. oka amigo a preta vç tem fotos, para mandar , estou querendo comprar alguns ovos, o meu imail é rsm_moveis@hotmail.com, até mais e obrigado. Ps quanto custa a duzia para o cep 88708744, obrigado

    ResponderExcluir
  2. ola quero compra uma média de mil ovos férteis de galinha de andola por semana, vocês tem fornecedor para indica.
    E-mail: sergiopvh2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá gostaria de comprar ovos de Angola vcs vendem?? Qual o valor ?? Obrigada aguardo resposta!!!! Meu e-mail é julianacibelli@yahoo. com.br

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Você tem uma dúzia para pronto envio de ovos galados de galinha d'angola? Quanto sairia para 11630-000? Pode me responder em: viniciuswawrzeniak@gmail.com Grato!

    ResponderExcluir
  5. porque elas ficam arepiadas no pescoço

    ResponderExcluir
  6. Quanto custa os ovos da prata fabiana_carvalho2005@hotmail.com
    E o valor da chocadeira

    ResponderExcluir
  7. Quanto custa os ovos da prata fabiana_carvalho2005@hotmail.com
    E o valor da chocadeira

    ResponderExcluir
  8. quero comprar duas dúzias de ovos galados de angola. Arnubio 51.99613189

    ResponderExcluir
  9. quero começar uma criação de galinhas de angola.

    ResponderExcluir
  10. quero comprar 2 dz de ovos de angola, brancas e pretas

    ResponderExcluir
  11. Quero comprar uns ovos de galinha angola férteis para chocar, por favor me contate negraomauricio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Estou querendo Filhtes de perus e galinha d angola branca

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Como encomendar ou comprar matrizes e qual o preço ? DMcMagal djdmcmagal@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,como faço para compra e qual o valores?

    ResponderExcluir
  16. 120 ovos de galinha da angola sairia a quanto para este cep 39492-000 agurado o seu retorno no email jeanmello18@yahoo.com

    ResponderExcluir
  17. Como encomendar ou comprar matrizes ou ovos e qual o preço ? DMcMagal djdmcmagal@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. A galinha da angola branca tem o mesmo peso da francesa ou só pesa 900 g igual a normal ?

    ResponderExcluir