RAÇÃO

O ração a ser destinada para criação não é algo totalmente científico e comprovado. Depende muito de condições externas tais como: clima, preço, raças, idades, aves de postura, de corte etc..
Não se dá a mesma ração de 1 frango de corte para abate aos 4 meses, e para um pinto de 1 dia ornamental. A pergunta que fica para quem está começando é: afinal que ração devo dar para minhas aves? A resposta está diretamente ligada ao tipo de criação que está procurando. Como no CRIATÓRIO NADAS BRANCO trabalhamos com aves de raça desde pintinhos até chegarem na idade adulta iremos falar sobre os tipos de rações para planteis dessa nível. Infelizmente não possuo conhecimento suficiente para falar sobre frangos de corte, ou aves de postura industrial.
Faremos aqui uma cronologia, tanto de indicações por pesquisa quanto experiências próprias:

PINTOS ATÉ 30 DIAS: Sem inventar, ração inicial comprada nas lojas é a melhor opção, normalmente o pinto irá se desenvolver de maneira satisfatória. Uma dica para quem tiver um pouco de tempo é dar minhocas para os pintos novos, já fiz essa experiência e o crescimento e engorde é notório. Agora o mistério está em fazer aprender a comer, tem lotes que não aprendem e tem lotes que pegam fácil(nascido em chocadeira, com galinha é outra história).

PINTOS DE 35 A 150 DIAS: Ração para crescimento, também comprada nas lojas passa a ser opção. Nessa idade já se faz presente comedouros pois eles passam a jogar muita comida fora o que é um prejuízo grande. Dependendo da disponibilidade nessa idade já devem começar a dar caminhadas e ter grama a vontade na dieta.

ADULTOS: A partir de 150 dias dependendo da raça já pode-se incluir na dieta adulta. Aqui no CRIATÓRIO NADAS BRANCO estamos usando ração de postura. Como as aves ficam num sistema de confinamento num espaço de 2x2 onde ficam no máximo 7 aves adultas. Grama a vontade evita o stress e deixa as penas mais bonitas. Cascas de ovo torrada é o melhor forma de suprir a falta de cálcio e evitar que elas comam as penas uma das outras ou pior comam os próprios ovos. Segundo me indicaram no inverno deve-se dar um pouco de milho inteiro para repor proteínas.

Claro que as vezes comprar rações prontas(INICIAL, CRESCIMENTO, POSTURA) pode tornar-se caro para o criador. Então existe também a possibilidade de misturas que funcionam principalmente para aves adultas. Os ingredientes são os seguintes:

MILHO 60%
SOJA 25%
TRIGO 4%
NÚCLEO(CONCENTRADO) 4%
CALCÁRIO(FARINHA DE OSTRA, OSSO, OVOS) 6%

Mais uma vez conto com experiência próprias na criação, conto com ajuda de todos para melhorar ainda mais esse texto e incrementar alimentações e idades que podemos fazer. Todo conhecimento é válido e somará para inúmeros criadores, experientes ou não.

3 comentários:

  1. Gostei das informações, pois encontramos muitas infos para produção industrial, mas para ornamentais já são mais raros!

    Tenho encontrado com facilidade a inicial e a postura. A de crescimento não tenho encontrado.

    Costumo adicionar vitaminas a água ou a ração qdo tenho q manter as aves presas ou são transportadas de um recinto para outro.

    ResponderExcluir
  2. Opção para as minhocas é a larva de tenébrio, uma vez vi um video de um criador de portugal usando e adotei o método, desde então a saúde dos pintos no geral anda melhor e você pode crias as larvas em casa.

    ResponderExcluir
  3. Opção para as minhocas é a larva de tenébrio, uma vez vi um video de um criador de portugal usando e adotei o método, desde então a saúde dos pintos no geral anda melhor e você pode crias as larvas em casa.

    ResponderExcluir