POR QUE CRIAR GALINHAS DE RAÇA?




Muitas pessoas não conhecem raças de galinhas e muito menos que existam tipos de produção de carne, ovos e ornamentação ou mesmo todas essas características ao mesmo tempo. Neste texto tentarei demonstrar quais as verdades práticas desse negócio e o motivo do qual a galinha com "sangue" bate em todos os aspectos os famosos "pés duros".

Em primeiro lugar você não precisa sair por ai adquirindo ovos de todas as raças que achou bonita em uma exposição ou que viu pela TV. Veja qual sua ambição na criação, seja ela para produção de frangos precoces para abate, ou frangas de alta postura ou mesmo apenas para embelezar seu quintal.

A partir da escolha vá até um criador idôneo e adquira uma dúzia de ovos do tipo que melhor se encaixe na sua escolha, veja bem as matrizes e constate o padrão racial, e finalmente coloque-os para chocar. Aqui vai uma decisão do criador: se você deseja aumentar a sua produção deve comprar uma chocadeira(no blog temos uma dica de vendedor) se não, continue com as velhas e boas galinhas que fazem o trabalho por conta própria.

Considerando que da compra feita você consiga tirar no mínimo dois casais das raças escolhidas. É o momento de turbinar sua criação. Descartar todos os galos "pé-duro" é uma necessidade e no lugar deles coloque os novos galos de raça com provavelmente(criador idôneo se faz importante nesse momento) mais peso, mais precocidade e consequentemente mais bonitos. As fêmeas de raça num primeiro momento não tem valor para quem está começando. Com o cruzamento GALOS DE RAÇA X GALINHA CAIPIRA você já poderá sentir uma diferença enorme na genética que vem com os novos pintos.

Enquanto um frango caipira pesa ao 4 meses mais ou menos 2,0 kg um animal cruzado com um galo da Raça GIGANTE NEGRO DE JERSEY por exemplo pode chegar a 2,5 no mesmo tempo de criação e com o mesmos gastos. Veja bem, que ao longo de 1 ano se a criação tiver uma produção de 100 frangos o aumento de peso será de 50,00 kg. Considerando que a média do brasileiro em consumo de carne de frango é de aproximadamente 40,00 kg por ano o ganho é lógico e óbvio. Esse raciocínio pode ser feito também para aves de alta postura, como o HAMPISHARE, e o procedimento deve ser o mesmo. O resultado será precocidade maior e produção altamente considerável em relação aos caipiras comuns.

Finalmente existem as raças ornamentais que por seu padrão e imponência encantam a todos que olham, são ótima opção para pátios e fazendas. Os BRAHMAS, aqueles de penas nos pés, de todas as cores são os mais indicados para esse nicho, mesmo considerando que devido ao seu tamanho avantajado uma cruza com aves caipira rende belíssimos exemplares.

Espero que depois desse texto fique mais fácil para quem está querendo começar sua criação, estaremos sempre a disposição para ajudar quem tiver dúvidas.

28 comentários:

  1. Parabens pelo site ! Amigo (a), estou querendo inicar a criaçao de galinhas de raça pura, focando em alta postura e carne. Teria como voces me auxiliarem no sentido de qual das raças posso começar ? (4 raças de inicio ja seria otimo). Obrigado e sucesso para voces !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi. Leo. Pessoalmente gostei muito da australorp black, ganham peso rápido e botam ovos diariamente. As minhas nunca entraram choco. isso é bom para quem foca na produção de ovos. Também são muito amigáveis.

      Excluir
  2. Ola leo, existem inúmeras raças que podem ser usadas nesse sentido e também cruzas entre elas que rendem resultados melhoras ainda(carne ovos). Das raças que crio eu indicaria GIGANTE NEGRO E HAMPISHARE, mas ainda existe o ROCK BARRADO, RODHE, INDIO GIGANTE(ESTOU MONTANDO PLANTEL) e outras ainda. No que precisar entre em contato pelo diogolimapaz@hotmail.com que eu respondo com mais rapidez. Grande abraço aguardo seu contato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Meu amigo, qual o endereço? moro aqui perto e me interesso.

      Excluir
  3. Gostei da serenidade do comentário, que comenta exatamente as duas raças que pretendo comprar. Tenho mais de 30 matrizes caipiras e ando pensando em levar o criatório a sério, puxado pela boa demanda do mercado. Seria o gigante negro para melhorar o peso e Hampshire (ou outra de postura) para melhoria em termos de produção de ovos. Já tenho comprador, o que preciso é achar vendedor das vacinas indicadas. Gostei do que vi.

    ResponderExcluir
  4. Hoje tenho uma galinha "Brahma Light" com 8 pintinhos (3 semanas) do cruzamento com um galo "índio Gigante puro"...São d+++...Não vejo a hora de vê-los maiores...Estou extasiado com o resultado...Lindoss

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber se eu cruzar o caipira com o gigante negro terei pintos de cores variadas ou o preto vai dominar. Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Quero iniciar, sou de Alagoas, tenho uma chocadeira, quero raças grandes,

    ResponderExcluir
  7. Será que existe criador no nordeste já que sou de Alagoas.

    ResponderExcluir
  8. Por quanto sai a duzia de ovos de brahma?
    E o valor do frete para cep: 57240-000

    ResponderExcluir
  9. Ola gostaria de saber como se denomina a galinha balão.e se e uma boa raça para cruzar com gigante negro?

    ResponderExcluir
  10. olá amigos q elaboram essas materias brilhantemente.tenho um pequeno espaço medindo 02x06 mts tipo viveiro,este espaço daria pra começar uma criação de gigante negro?

    ResponderExcluir
  11. GOSTRIA DE SABER QUANTO SAI A DUZIA DE OVOS DO GIGANTE NEGRO DE JERSEY

    ResponderExcluir
  12. Ola! Comecei a minha criação com a raça Label Rouge. Será que foi uma boa escolha já que a minha intenção é obter carne e ovos? Agradeço antecipadamente, Atenciosamente, Luiz

    ResponderExcluir
  13. Ola! Comecei a minha criação com a raça Label Rouge. Será que foi uma boa escolha já que a minha intenção é obter carne e ovos? Agradeço antecipadamente, Atenciosamente, Luiz

    ResponderExcluir
  14. Ola! Comecei a minha criação com a raça Label Rouge. Será que foi uma boa escolha já que a minha intenção é obter carne e ovos? Agradeço antecipadamente, Atenciosamente, Luiz

    ResponderExcluir
  15. Ola! Comecei a minha criação com a raça Label Rouge. Será que foi uma boa escolha já que a minha intenção é obter carne e ovos? Agradeço antecipadamente, Atenciosamente, Luiz

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber se vocês têm galinha caipira ou Brahma

    ResponderExcluir
  17. Qual o número de telefone de vocês

    ResponderExcluir
  18. Ciro Pedroso. Por favor me tirem uma dúvida. EXISTE galinhas da raça ORPINGTON que possuem penas nas pernas/pés. Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir

  19. senhor queremos importar frangos 1 dia para o Chile que quantidade de produção tem

    ResponderExcluir
  20. mi nonbre es ivan y mi correo avendano.ivan@gmail.com

    ResponderExcluir