OVOSCÓPIA

A ovoscópia é uma passo super importante para quem já tem uma chocadeira, ou mesmo para quem está chocando ovos em galinhas. Não se assuste, você pode tirar os ovos por alguns minutos da incubação e passar no ovoscópio sem danos aos mesmos. Afinal a galinha não passa os 21 dias sentadinha sem se mexer no ninho, invariavelmente ela sai do ninho uma vez a cada 2 dias e isso é acentuado quanto mais vai ficando perto de nascerem os pintos. Bom, vamos agora as dicas para não ter erro na ovoscópia que deve ser feita antes de colocar os ovos para chocar, e após 10 dias (para os mais principiantes, quanto mais experiência o criador tiver com menos dias conseguirá ver o pintinho em desenvolvimento) e depois pelo 17º dia.

1º Passo: Coloque todos os ovos no ovoscópio antes mesmo de irem para o choco, ali você poderá notar algum ovo trincado ou mesmo defeitos internos e ovos de duas gemas(nunca nascem). Descarte os que tiverem essas características.

2º Passo: Após mais ou menos 10 dias passe todos os ovos novamente, é fundamental o conhecimento nessa hora, os ovos galados são cheios de veias pulsantes, e tem um ponto preto dentro se mexendo como se estivesse nadando dentro do ovo.( a foto abaixo ilustra).

                                    Reparem no pontinho preto e as veias ao redor, sinal de ovo galado.

3º Passo: Retire todos ovos ovos que não tiverem essa característica da sua chocadeira, ou mesmo da galinha. Quando não galados os ovos se assemelham a bolas de natal na cor laranja(a foto abaixo ilustra). ATENÇÃO!!! Na dúvida deixa o ovo, o máximo que vai acontecer é na outra ovoscópia que falarei para frente você terá a certeza que é um ovo infértil.

Reparem como se assemelha a uma bola de natal

4º Passo: Agora com todo cuidado lá pelo 17º dia os ovos passarão pela última e decisiva verificação, se a chocadeira estiver bem regulada muito provável que a maioria esteja bem e continue para nascer, mas podem existir embriões mortos. Para quem está começando é bem complicado de notar, portanto mais uma vez segue a regra. Na dúvida deixe o ovo e na hora de nascer ele mostra se estava vivo ou não.

Espero que tenho ajudado a quem está começando, são minhas experiências sobre a chocagem de ovos e a ovoscópia, é muito importante essa técnica pois evita maus odores dentro da chocadeira ou mesmo na galinha, pois ovos podres lançam gases que prejudicam os sadios.

14 comentários:

  1. Muito bom esse texto é muito simples e prático parabens

    ResponderExcluir
  2. Adorei as postagens, tenho um casal de galinha garnizé aparentemente adulto, porem, além de fornecer alimentação balanceada nunca colocaram ovos. Minha dúvida, quantos meses a galinha garnizé põe seus primeiros ovos?

    Oziel Barreto
    ozielbarreto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelas dicas. Obs.: Amigo (a), excelente blog, mas tem pessoas postando algumas dúvidas desde janeiro e lamentávelmente nao obtiveram respostas. Que pena, pois o blog está muito legal. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá leo, desculpa a falta de atenção mas tenho inúmeros canais de interatividade com clientes, como email, facebook, e telefone que podem ser usados tranquilamente. acho mais prático do que responder aqui pelo blog, no que precisar entre em contato pelo email que sempre respondo. Grande abraço obrigado pelos elogios

    ResponderExcluir
  5. posso por ovos para chocar em uma chocadeira e após 5 dias por mais alguns ovos

    ResponderExcluir
  6. bom dia

    favor mandar contato telefônico

    ResponderExcluir
  7. Muito bom. Na verdade, estou tentando descobrir como descobrir que o ovo é galado antes de incuba-lo.

    Grato.

    ResponderExcluir
  8. Interessante, mas ontem fiz otoscopia e parece ter formado o pinto, mas não se move. Sera que esta morto?

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua explicação! Agora posso realizar a ovoscopia sem medo! Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma dúvida, eu posso ajudar os pintinhos a sair da casca com quantos dias? Isso é se prescisar né?

    ResponderExcluir
  11. Oi eu estou com um ovo que tem os vasos sanguinos e um ponto preto mas nao vi mecher sera que esta morto?

    ResponderExcluir